Dispõe sobre a oferta de vagas para interessados(as) em coordenar Áreas Temáticas no IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO.

 
CONSIDERANDO a realização deste edital de coordenação de AT como uma oportunidade dos(as) pesquisadores(as) e professores(as) participarem efetivamente na organização das Áreas Temáticas de um evento científico; CONSIDERANDO que a coordenação de AT objetiva: possibilitar aos(às) interessados(as) o enriquecimento do seu currículo com atividades acadêmicas e promover a participação em publicações, a Comissão Organizadora do IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO torna público o processo seletivo de professores(as) e pesquisadores(as) da área de envelhecimento e afins, para atuarem como coordenadores(as) de Áreas Temáticas do evento. 

Art. 1º. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1.    Serão oferecidas 20 vagas (1 coordenador(a) por Área Temática) para os(as) classificados(as).
1.2.    Para ser coordenador(a) de Áreas Temáticas, o(a) interessado(a) deve ter disponibilidade para assumir as atribuições do art. 2º e ter titulação mínima de mestre.
1.3.    O(a) selecionado(a) para membro da coordenação de Áreas Temáticas terá a garantia de isenção de inscrição no evento, certificado de comissão científica, organização de um e-book com textos enviados para essa modalidade na AT que irá coordenar, hospedagem disponibilizada pela organização do evento, porém, não receberá remuneração financeira.
1.4.    A ausência do(a) coordenador(a) das suas atribuições, bem como apresentação de comportamento antiético, mediante avaliação da Comissão Organizadora do evento acarretará automaticamente em seu desligamento, sendo sua vaga imediatamente ocupada por outro(a) classificado(a).

Art. 2º. DAS ATRIBUIÇÕES
2.1. Todas as atividades realizadas serão supervisionadas pela Comissão Organizadora e pelo Setor Científico da Realize Eventos, sendo estas:
a. Participar de reuniões com a organização do evento;
b. Ter disponibilidade para exercer as atividades do tópico 2.2;
c. Estar disponível integralmente no período de realização do evento: 29 de Junho a 01 de Julho;. 
d. Desenvolver as atividades vinculadas a sua AT; 
e. Atender as demandas do evento sob a orientação do Setor Científico dentro dos prazos determinados.
2.2.  Dos períodos:
a. Antes do evento:
 - Indicação dos(as) avaliadores(as) para a AT; 
- Administração dos(as) avaliadores(as) no que diz respeito às avaliações dos trabalhos dentro do prazo estipulado e contato com os(as) mesmos(as);
- Verificação de possíveis problemas na execução das avaliações;
- Realização de avaliação de trabalhos em caráter de urgência, dentre outras atribuições a serem definidas por esta Comissão.
Parágrafo único: A coordenação do evento poderá indicar professores(as) para compor a comissão de avaliação da AT.
b. Durante o evento: 
- Disponibilidade em assumir salas de trabalhos em caso de ausência de algum(a) avaliador(a); 
- Acompanhamento das sessões de trabalhos a fim de verificar problemas e andamento das apresentações; dentre outras atribuições a critério da Comissão.

Art. 3º. DAS INSCRIÇÕES
3.1. Será admitida inscrição somente via internet, através da Área do Participante do referido evento, no período de 28 de Março a 25 de Abril de 2022. Para tal, o cadastro no evento é obrigatório.
3.2. A inscrição do(a) interessado(a) implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

Art. 4º. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
4.1. Ter conhecimento da área do conhecimento a qual a AT está vinculado(a);
4.2. Estar cadastrado(a) no evento;
4.3. Ter titulação mínima de mestre;
4.4. Estar disponível para a realização de reuniões e para exercer as atribuições da função explícitas no Art. 2º.

Art. 5º. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
5.1. O(a) candidato(a) deve:
•    Preencher o formulário on-line, disponível no site www.cieh.com.br;
5.2. Não serão permitidas inscrições por procuração.

Art. 6º. DO PROCESSO SELETIVO
6.1 Serão selecionados(as) os(as) candidatos(as) com conhecimento e ligação às áreas abrangidas na Área Temática que deseja coordenar.
6.2 A seleção será realizada pelos componentes da Comissão Organizadora e Comissão de Apoio Institucional do IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO, através da análise das informações contidas no formulário. 

Art. 7º. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL
7.1. Os resultados serão divulgados pela Comissão Organizadora do Congresso, em www.cieh.com.br, no dia 03 de Maio de 2022.
7.2. Os(as) candidatos(as) aprovados(as) serão orientados inicialmente por e-mail sobre como executar suas atribuições enquanto coordenador(a) de AT. 

Art. 8º.  À COORDENAÇÃO DE AT SERÁ CONCEDIDO:
8.1. Inscrição gratuita no evento;
8.2. Certificado de Coordenação de AT;
8.3. Organização de um E-book com os trabalhos submetidos para a AT nesta modalidade a ser publicado na plataforma da Editora Realize com registro e indexação (ISBN e DOI).
8.4. Hospedagem disponibilizada pela organização do evento, na cidade sede entre os dias 29 de Junho a 01 de Julho de 2022; (período de realização do evento). 

Art. 9º. CONSIDERAÇÕES FINAIS
9.1. No prazo estabelecido pelo edital, o(a) coordenador(a) deverá confirmar o aceite em resposta ao e-mail de confirmação enviado pela organização do evento. A ausência de confirmação, ou a não aceitação da vaga, acarretará o cancelamento da sua classificação e, em consequência, será chamado o(a) coordenador(a) classificado(a) logo em seguida, obedecendo à ordem de classificação;
9.2. A inscrição no processo seletivo implicará no conhecimento e aceitação das condições estabelecidas neste Edital;
9.3. O(a) coordenador(a) deverá atestar a veracidade das informações prestadas;
9.4. A não participação dos(as) candidatos(as) em qualquer uma das fases do processo implicará em sua automática eliminação;
9.5. O evento não se responsabiliza por despesas que não estejam descritas neste edital; 
9.6. Os casos omissos serão avaliados pela Comissão Organizadora do congresso.

Campina Grande, 28 de Março de 2022

CONHEÇA NOSSAS ÁREAS TEMÁTICAS

As áreas temáticas foram pensadas para fornecer ao participante as linhas de pesquisas mais importantes e inovadoras da área! Verifique as ementas e escolha a que mais se adequa ao seu trabalho!

Esta Área Temática pretende discutir trabalhos direcionados aos aspectos biológicos e fisiológicos do envelhecimento humano, abordando as alterações intrínsecas, manifestações normais e patológicas consecutivas à ação do tempo no organismo humano., bem como aquelas provocadas por fatores extrínsecos e suas implicações na saúde do idoso
 
Coordenador(a):
Julio Cesar Ribeiro (UFSCAR)
Esta Área temática pretende discutir as questões referentes ao crescimento populacional, incluindo os aspectos inerentes à saúde da pessoa idosa, as principais enfermidades que acometem esse segmento populacional, como também as estratégias de prevenção e tratamento de doenças.
 
Coordenador(a):

Esta Área Temática pretende discutir trabalhos direcionados as ações das práticas clínicas e terapêuticas relacionadas aos principais agravos da saúde do idoso com enfoque em autonomia, independência e longevidade, favorecendo a promoção, prevenção e reabilitação no envelhecimento.
 
Coordenador(a):
Fatima Ferretti (UNOCHAPECÓ)
Esta Área Temática pretende discutir as questões gerais sobre alterações psicológicas e comportamentais advindas do processo de envelhecimento, incluindo práticas clinicas e abordagens terapêuticas diversas de acompanhamento e apoio a pessoa idosa.
 
Coordenador(a):
Cirlene Francisca Sales da Silva (UNICAP)
Esta área temática pretende discutir a inserção do idoso na sociedade contemporânea por meio da análise de aspectos políticos, educacionais, sociais e culturais no envelhecimento humano.
 
Coordenador(a):
Claudia Reinoso Araujo de Carvalho (UFRJ)
Esta área temática pretende discutir princípios dos Cuidados Paliativos, processo de adaptação à doença crônica, sentimentos, valores e expectativas em relação à morte.
 
Coordenador(a):
Rosangela de Araujo Lima (UNADES)
Esta Área Temática pretende discutir os trabalhos relacionados aos diversos processos de inclusão digital direcionado a saúde da pessoa idosa, o acesso às novas tecnologias da informação e comunicação e as possibilidades de aprendizagem de novos conceitos no envelhecimento.
 
Coordenador(a):
Anna Quialheiro (UMinho, Portugal)
Esta área temática pretende discutir questões relacionadas ao estilo de vida, hábitos saudáveis, atividade física, exercício físico, aptidão física, medidas de avaliação e prescrição de exercícios físicos para idosos, considerando o impacto de hábitos saudáveis na redução de risco de doenças e a relação entre a prática de exercícios regulares e a melhoria da qualidade de vida para a longevidade.
 
Coordenador(a):
Bruna da Silva Vieira Capanema (UDESC-SC)
Esta Área Temática pretende discutir trabalhos relacionados à prevenção, apresentação, instalação e desfechos dos agravos em saúde da pessoa idosa, tais como quedas, violência, suicídio, doenças crônicas não transmissíveis, uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas; acidentes de trânsito, saúde sexual e prevenção à ISTs/HIV-Aids e hepatites virais, etc.
 
Coordenador(a):
Rosimery Cruz de Oliveira Dantas (UFCG)
Esta Área Temática pretende discutir trabalhos que abordem os aspectos éticos e legais na assistência da pessoa idosa, com ênfase na formação e das competências necessárias aos profissionais de saúde que prestem cuidado à pessoa idosa em diferentes instâncias de atenção em comunidade, hospital, clínica, domicílio e instituição de longa permanência, relacionamento com familiares e trabalho com equipe multiprofissional e interdisciplinar. Visa também instigar o diálogo e o debate sobre as políticas sociais e os direitos da pessoa idosa e contempla experiências e pesquisas ligadas à proteção da pessoa idosa no ordenamento jurídico, a tutela constitucional e a legislação específica, as garantias institucionais e processuais e seus mecanismos e instrumentos de efetividade, entre outras.
 
Coordenador(a):
Genilson Cesar Soares Bonfim (UNINTA)
Esta Área Temática pretende discutir trabalhos relacionadas aos cuidados nos diferentes diagnósticos clínicos relacionados a saúde do idoso, com ênfase na recuperação e reabilitação da saúde multidimensional.
 
Coordenador(a):
Ibrahim Clós Mahmud (PUCRS)
Essa área temática pretende discutir trabalhos relacionados aos indicadores de riscos e fragilidades que acometem a pessoa idosa e os fatores predisponentes da vulnerabilidade na velhice. O reconhecimento do idoso frágil na prática geriátrico-gerontológica, aspectos da fragilidade e as formas de operacionalizar, técnica de aplicação do Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional.
 
Coordenador(a):
Clenise Liliane Schmidt (IFPR)
Essa área temática pretende discutir trabalhos relacionados a estratégias nutricionais para pessoa idosa, como também os distúrbios alimentares, as suplementações para prevenção e tratamento da desnutrição, subnutrição, sarcopenia e outras práticas clínicas da nutrição e suas implicações.
 
Coordenador(a):
Suelane Renata de Andrade Silva (UFPB)
Essa área temática pretende discutir trabalhos relacionados às oportunidades de promoção de saúde, participação e segurança, destacando as discussões para melhoria da qualidade de vida de idosos, bem como a relação com a importância de preservar a independência e autonomia de idosos para um envelhecimento saudável, ativo e produtivo.
 
Coordenador(a):
Cláudia Fabiane Gomes Gonçalves (IFPE)
Essa área temática pretende discutir trabalhos relacionados distúrbios e doenças bucais na velhice, atendimento do paciente geriátrico em diferentes espaços como: consultório, asilos ou na própria residência, interação das diversas doenças que repercutem no estado geral e bucal com o envelhecimento, tratamento das doenças bucais do paciente geriátrico para promoção da saúde e melhor qualidade de vida, aparelho mastigatório e sua importância no processo da digestão, nutrição, dieta e efeitos dos medicamentos sobre a saúde bucal dos idosos.
 
Coordenador(a):
Maria Helena Chaves de Vasconcelos Catao (UEPB)
Essa área temática pretende discutir trabalhos sobre os serviços e modelos de cuidados a pessoa idosa enfatizando experiencias exitosas e potenciais para a melhoria da condição de saúde e qualidade de vida no envelhecimento, como também aspectos relevantes às necessidades de adequação ao atual panorama de longevidade na contemporaneidade.
 
Coordenador(a):
Rosamaria Rodrigues Garcia (USCS)
Essa área temática pretende discutir os tratamentos farmacológicos e não farmacológicos e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do idoso, visando à promoção, proteção e recuperação, e à prevenção de doenças e de outros problemas de saúde. O uso racional de medicamentos e desmedicalização.
 
Coordenador(a):
Thiago Fernandes (UFPB)
Essa área temática pretende discutir trabalhos na área da enfermagem que abordem as diferentes intervenções de cuidado em saúde da pessoa idosa, com ênfase no cuidado integral, multidimensional que seja direcionado a prevenção, reabilitação, cura, paliação e melhoria da qualidade de vida na busca pela longevidade. Visa promover o debate acerca das intervenções de enfermagem adotadas a partir de uma visão integral do processo de envelhecimento em seus aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais, valorizando a humanização do cuidado ao idoso em seu contexto de vida.
 
Coordenador(a):
Ana Claudia Torres de Medeiros (UFCG)
Essa área temática pretende discutir sobre os avanços, experiências exitosas e desafios na atuação da Fisioterapia e Terapias Integrativas e Complementares na Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares.
 
Coordenador(a):
Michelli Vitória Silvestre
Essa área temática pretende discutir o diálogo e o debate sobre as políticas sociais e os direitos da pessoa idosa e contempla experiências e pesquisas ligadas à proteção da pessoa idosa no ordenamento jurídico, a tutela constitucional e a legislação específica, as garantias institucionais e processuais e seus mecanismos e instrumentos de efetividade, entre outras.
 
Coordenador(a):
Sheila Marta Carregosa Rocha (UNEB)

IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO

Envelhecimento populacional: saúde, doenças, cuidados e serviços